ZIP ZAP ZUP
Partindo do Objetivo Axiológico de ZIP ZAP ZUP“Conhecer – preservar – reduzir – transformar”, os trabalhos desenvolvidos em Akilata visam o conhecimento sobre Latas de Aço, sua história e sua importância na preservação dos alimentos e do meio ambiente.
. A História da Lata de Aço irá mostrar como o homem, a partir de suas necessidades, conseguiu inventar uma embalagem que o ajudasse a conservar seus alimentos para poder estocá-los com facilidade em sua casa ou usá-los em suas viagens, expedições ou guerras, sem necessidade de salga, refrigeração, congelamento, ou uso de conservantes e aditivos químicos.
. O Timeline ou Linha do Tempo demonstrará, visualmente, como a história das Latas de Aço acompanha, paralelamente, a história do próprio homem e o desenvolvimento das suas tecnologias.
. As Entrevistas realizadas na Comunidade escolar e local irão dar subsídios para uma pequena pesquisa-estudo de como as latas são usadas e dos mitos existentes entre as pessoas para o consumo ou não de alimentos enlatados.
. A criação de uma história envolvendo as personagens Ataliba e Ladilata resumirá tudo o que foi estudado em ZIP, com a complementação de valiosos elementos advindos da imaginação dos participantes - uma maneira de tornar as informações coletadas mais presentes para todos. Esta também é uma oportunidade para que os aprendentes usem sua criatividade e construam textos de maneira prazerosa. O construir uma história colaborativamente também será uma experiência boa para unir, desde o início, alunos e professores em equipe.
. A criação de uma História em Quadrinhos (HQ) dará chance às equipes de descobrir novos talentos entre seus integrantes, reunindo o texto colaborativo às imagens criadas pelos jovens desenhistas e ilustradores, que irão experimentar a técnica lúdica de construção de Quadrinhos, que poderá depois ser usada em outros momentos, em diversas disciplinas.
. A criação de uma história envolvendo as personagens Ataliba e Ladilata resumirá tudo o que foi estudado em ZIP, com a complementação de valiosos elementos advindos da imaginação dos participantes - uma maneira de tornar as informações coletadas mais presentes para todos. Esta também é uma oportunidade para que os aprendentes usem sua criatividade e construam textos de maneira prazerosa. O construir uma história colaborativamente também será uma experiência boa para unir, desde o início, alunos e professores em equipe.
"Material desenvolvido por Vera Laporta".
"Ilustrações e Site Karla Granadeiro - Induz Comunicação e Design".