PROPOSTAS DE TRABALHO EM AKILATA
HISTÓRIA COLABORATIVA : “AVENTURAS DE UMA LATA DE AÇO"

“Só se aprende a ler, lendo; e a escrever, escrevendo”.
Paulo Freire

“Só existe um jeito de aprender a escrever melhor: escrevendo”.
Doris Lessing

Ataliba e Ladilata

PASSOS DO TRABALHO
3.1.
Ler com atenção, em grupo, os documentos que descrevem as características das personagens Ataliba e Ladilata e anotar os elementos que mais chamaram a atenção.

Ataliba nasceu em Akilata e é dono de uma personalidade ativa e decidida; cheio de energia, está sempre pronto a se lançar em alguma aventura” (...)
Saiba mais

Ladilata, amiga inseparável de Ataliba, é um doce de latinha, e por isso mesmo sua primeira função ao sair da Sider-Urgica U3MY4, uma das mais recentes e modernas da Latônia, foi acondicionar leite condensado - devido às suas curvas bem femininas” (...)
Saiba mais

3.2. Examinar o contexto onde se desenrola a aventura das latas, ou seja, as diversas Cidades da Latônia, de modo a aproveitar as caracteristicas de uma ou mais delas, na montagem da aventura.

“Fundada por Látaco, que encontrou na região de Sídero uma vasta quantidade de meteoritos, Latônia é uma terra alegre, cheia de possibilidades, onde moram as latas – uma grande diversidade de latas de aço – cada qual com sua forma, cor, inscrições, emprego e nacionalidade”(...)
Saiba mais

3.3. Procurar incluir, na história,  detalhes obtidos através da pesquisa da História das Latas de Aço e nas entrevistas feitas com pessoas da comunidade.

3.4. Realizar um brainstorming  com a equipe, para criação de uma trama interessante para a história (dramática, cômica, policial, ou romântica, ou tudo isso ao mesmo tempo).

O brainstorming ou "tempestade cerebral", mais que uma técnica de dinâmica de grupo, é uma atividade desenvolvida para explorar a potencialidade criativa de uma pessoa ou de um grupo (criatividade em equipe) colocando-a a serviço de objetivos pré-determinados. Durante o processo, nenhuma ideia deve ser descartada por mais  absurda que ela pareça. Todas as ideias devem ser consideradas e levadas até o processo final de seleção das melhores, em função do objetivo final.

No caso da criação de uma aventura envolvendo Ataliba e Ladilata, o brainstorming irá funcionar no sentido do grupo descobrir as possibilidades que podem existir  para a criação da  história, envolvendo as personagens e seu contexto;  e também, encontrar que outros elementos poderão ser incluidos (outras personagens, fatos, detalhes...)  para tornar o enredo interessante. Lembrar que a história deve ser criada colaborativamente na equipe, ou seja, a “vinte mãos”!!!

3.5.
Redigir a história final, de modo que tenha um começo, um meio e um final (embora nem sempre precise ser nessa ordem).

(...) “Escrever uma história, uma narrativa, é como tecer um tapete num tear: os fios ficam todos disponíveis, é preciso usá-los a todos, um a um e na ordem certa para desenhar o que antecipadamente se planejou. (...) Caso deixemos os fios soltos, (...) corremos o risco dos desenhos do tapete não saírem como o planejado, e a história, pobre dela, sem pé nem cabeça”.

Extraido de:http://www.algosobre.com.br

A história deverá ocupar, no mínimo, meia folha de papel formato A4, considerando uma fonte Arial, tamanho 11.

3.2. Criar um título, de modo a instigar o leitor para conhecer a história.

3.7. Ilustrar as passagens mais interessantes da história (no mínimo 2 ilustrações).

Extraido de:http://www.algosobre.com.br

As ilustrações poderão ser realizadas a lápis (preto ou de cores), com canetas hidrográficas, com tintas e colagem, ou ainda com técnica mista, sobre papel ou outro suporte escolhido pela equipe (painel, pano, cenário para teatro, muro...).
 
As ilustrações deverão ser escaneadas (ou fotografadas), posteriormente,  para serem inseridas no blog de ZIP ZAP ZUP junto com a história.

As ilustrações da história também podem ser feitas de maneira colaborativa: para se encontrar formas interessantes,  um bom exercício é os alunos se colocarem em círculo no chão (ou em volta de uma mesa grande), munidos de papel, lápis e canetinhas, para registrarem as figuras que lhes vier à cabeça - mesmo as mais esdrúxulas - enquanto um colega conta a história em voz alta.

A um sinal do professor, cada um entregará seu papel, já rascunhado/desenhado,  para o colega à sua direita e assim, subsequentemente, até que todos participantes coloquem sua contribuição em cada um dos papéis. O importante neste exercício é o registro das idéias... um brainstorming desenhado!

Após a dinâmica, muitas figuras e cenas interessantes poderão ser coletadas em  todos esses  papéis, para fazerem parte da ilustração final;  e, claro, se dará um melhor acabamento para as que forem escolhidas. (Não esqueçam de fotografar esses momentos hilariantes!)

3.8. Publicar a História criada, no blog de ZIP ZAP ZUP, de modo a conter o título e as ilustrações, registros fotográficos do processo de criação, finalização e ilustração, assim como alguns depoimentos dos participantes.  

APOIO
Professor@s de Português, História, Geografia e Artes; alun@s monitores e ainda pessoas da comunidade (escolar/local) que desejarem cooperar, serão bem vind@s no momento da composição da história e também na hora da ilustração e da publicação.

Brainstorming
http://pt.wikipedia.org/wiki/Brainstorming

Planejando um texto narrativo
http://www.algosobre.com.br

"Material desenvolvido por Vera Laporta".
"Ilustrações e Site Karla Granadeiro - Induz Comunicação e Design".

+55 11 3842 9512
abeaco@abeaco.org.br
Rua Afonso de Freitas, 559, cj 81 . Paraíso . São Paulo
© 2020 ABEAÇO . ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EMBALAGENS DE AÇO . TODOS OS DIREITOS RESERVADOS . UX DESIGNER KARLA GRANADEIRO