PROPOSTAS DE TRABALHO EM AKILATA
HISTÓRIA EM QUADRINHOS AVENTURAS DE UMA LATA DE AÇO

História em Quadrinhos (HQ), chamada de 9ª arte pelos estudiosos, é a arte que une imagens em seqüência, acrescidas ou não de textos, e que dá ao leitor a ilusão de movimento, com auxílio de elementos específicos como as onomatopéias, os baloons, as divisões em quadrinhos... A HQ não foi ‘inventada’ de uma hora para outra, nem foi “descoberta” por alguém.  A HQ é o resultado de um longo processo através da história, que ocupa, hoje, uma parte importante nas publicações de todo o mundo.

“Ferramenta importante na construção do imaginário coletivo tanto dos povos do Ocidente como do Oriente, as Histórias em Quadrinhos, mídia relativamente barata e de grande alcance de público, tiveram, desde seu surgimento, um impacto cultural tanto imediato quanto duradouro”.

Edson Gregory Trescastro  

Os Quadrinhos representam um meio de comunicação que atinge um número enorme de pessoas, pois tem um poder muito grande de atrair a atenção com seus desenhos, efeitos visuais vibrantes e escrita simples, propiciando uma leitura amena, direta e até mesmo divertida.

Definida em sua essência, “História em Quadrinhos é toda produção humana, ao longo da História, que tenha tentado narrar um evento através do registro de imagens, não importando se esta tentativa foi feita numa parede de caverna há milhares de anos, numa tapeçaria, ou mesmo numa única tela pintada. Não se restringe, nesta caracterização, o tipo de superfície empregado, o material usado para o registro, nem o grau de tecnologia disponível. Engloba manifestações na área da Pintura, Fotografia, Desenho de Humor como a charge e o cartum, e até algumas manifestações da Escrita”. (Edgard Guimarães, 1999)  

ELEMENTOS DA HISTÓRIA EM QUADRINHO
SAIBA MAIS SOBRE QUADRINHOS

(...) a História em Quadrinhos, "como veículo de aprendizagem para as crianças, não só é capaz de atingir uma finalidade instrutiva (ensino direto ou central), pela apresentação dos mais diversos assuntos e noções. Mais do que isto, e principalmente, consegue preencher uma finalidade educativa (ensino concomitante), por um desenvolvimento, que produz, de ordem psico-pedagógica, isto é, dos processos mentais e do interesse pela leitura".

Azis Abrahão  


"Ao contrário do que muitos pedagogos apregoam, os quadrinhos exercitam a criatividade e a imaginação da criança, quando bem utilizados. Podem servir de reforço à leitura, e constituem uma linguagem altamente dinâmica. É uma forma de arte adequada a nossa era: fluida, embora intensa e transitória, a fim de dar espaço permanente às formas de renovação"

Sonia M. Bibe Luyten  


“Considerada erroneamente apenas um entretenimento descompromissado ou subliteratura infantil, a História em Quadrinhos possui qualidades que seus críticos nem desconfiam. A utilização dos quadrinhos no processo de aprendizagem, por exemplo, é um recurso viável, necessário e importante, que, entretanto, tem sido pouco explorado”

Roberto Elísio dos Santos
 


"Durante os últimos cem anos, o tema da leitura tem sido diretamente vinculado ao conceito de alfabetização;... aprender a ler... tem significado aprender a ler palavras... Mas... gradualmente a leitura foi se tornando objeto de um exame mais detalhado. Pesquisas recentes mostram que a leitura de palavras é apenas um subconjunto de uma atividade humana mais geral, que inclui a decodificação de símbolos, a integração e a organização de informações...Na verdade, pode-se pensar na leitura - no sentido mais geral - como uma forma de atividade de percepção. A leitura de palavras é uma manifestação dessa atividade; mas existem muitas outras leituras - de figuras, mapas, diagramas, circuitos, notas musicais..."

Wolf,  1977


PASSOS DO TRABALHO

4.1. Ler com atenção a história criada no trabalho - 3 de Akilata, e discutir com a equipe como essa mesma história (ou parte dela) poderá se tranformar em uma História em Quadrinhos. Como a linguagem dos Quadrinhos é mais sintética e direta, talvez seja necessário adaptar alguns trechos da história original para que esta se integre melhor ao novo formato.

4.2. Como para a História escrita anteriomente, verificar com cuidado as características das personagens principais Ataliba e Ladilata, podendo ser  acrescentadas outras personagens, que a  equipe quiser, dependendo do trecho e contexto da  história. O importante é mostrar muita criatividade em tudo isso.

4.3. Estudar antecipadamente, com os professores, os elementos principais usados nas Histórias em Quadrinhos pelos cartunistas, procurando explorá-las ao máximo em seu produto final.

Um trabalho preliminar de descoberta e entendimento dos elementos dos Quadrinhos poderá ser feito com a equipe, pelos professores de Artes e Português: a montagem de cartazes que demonstrem, com colagem, desenhos e dizeres, os elementos que encontraram nas HQs analisadas (em revistinhas e jornais velhos que os participantes conseguirem coletar, em casa ou com os amigos).

4.4. Não haverá necessidade de se transpor toda a História feita anteriormente para os Quadrinhos, mas, sim, escolher o trecho mais significativo da mesma, que poderá também ser acrescido de outros detalhes e ações, que a história original não contém, para deixar a HQ mais simples.

4.5. Fazer um rascunho croqui ou raff (rough em inglês) da história, antes da realização final.

Raff é a forma aportuguesada da palavra rough, que, em inglês, significa rascunho. O rascunho é uma etapa imprescindível em todo processo criativo. Para os artistas, o raff é algo mais que um simples rascunho: representa a alma da criação - pois é desses simples traços que surgirá um trabalho criativo e bem elaborado!

Depois de realizado o rascunho, uma boa idéia é limpar os rabiscos que não interessam, passando “à  limpo” os traços que ficaram melhores, com auxílio de uma folha de papel vegetal ou papel de seda. Esses traços selecionados poderão ser tranportados para o papel da arte final, com auxílio de papel carbono ou “carbono” improvisado, feito com o próprio lápis preto, rabiscando forte o verso do vegetal.

4.6. Realizar a arte final, tendo por base os estudos feitos anteriormente e o raff. Esta é a hora de distribuir com cuidado os “quadrinhos” na folha de papel. Veja em alguns exemplos do PPT anexo, que os “quadrinhos” não precisam ser todos enfileirados, nem todos do mesmo tamanho, nem só retangulares. Procurar usar bastante a criatividade nessa hora!

A equipe poderá escolher alguns de seus membros para fazer a arte final da HQ, entre aqueles cujo talento seja mais adequado para este trabalho; não esquecendo de que até chegar à finalização dos Quadrinhos, todos já terão contribuido com alguma parcela de suas competências (como criação do roteiro sintetizado da história, criação de diálogos entre personagens, palpites nos detalhes dos desenhos e do contexto...). E, se essa HQ for colocada no final, em exposição, ser impressa ou inserida no blog, muita tarefa ainda estará por ser distribuida entre todos os participantes.

Para dar acabamento aos “quadrinhos” os cartunistas da equipe poderão usar material de desenho (lápis preto, lápis de cor) e/ou canetas hidrográficas. Outros materiais poderão ser usados, como aquarela e ecoline, dependendo das condições materiais da escola e da assessoria d@ profess@r@ de Artes ou de outra pessoa que queira ajudar.

Depois de escaneado ou fotografado, publicar o produto conseguido em HQ “Aventuras de uma Lata de Aço” no blog de ZIP ZAP ZUP, acompanhado de fotos do processo e dos depoimentos que conseguirem coletar.  

APOIO

Professor@s de Artes, Geometria e Português bem como de Informática, alun@s monitor@s e do EM, pessoas da comunidade escolar e local, poderão ser de grande ajuda no processo de montagem das Histórias em Quadrinhos.

Histórias em quadrinhos na sala de aula
http://www.scribd.com

História das Histórias em Quadrinhos
http://chicoterra.com

Do que são feitos os quadrinhos?
http://www.ufscar.br/rua/site/?p=1327

LIVROS

MOYA, Álvaro. Shazam! São Paulo:  Editora Perspectiva, 1977.

ACEVEDO, Juan. Contato Imediato - Como Fazer Histórias em Quadrinhos. São Paulo: Global Editora, 1990.

EISNER, Will. Quadrinhos e Arte Seqüencial. São Paulo:  Martins Fontes,1989. CIRNE, Moacy, Bum! A Explosão Criativa dos Quadrinhos, 5ª edição, Petrópolis: Editora Vozes, 1977.

"Material desenvolvido por Vera Laporta".
"Ilustrações e Site Karla Granadeiro - Induz Comunicação e Design".

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