Conveniente, sem necessidade de adição de conservantes ou aditivos químicos, os alimentos enlatados nos fornecem de maneira rápida, acessível e saudável todos os nutrientes e vitaminas para uma dieta balanceada. A lata de aço ainda possui longa vida útil, sem necessidade de refrigeração, para que possamos armazenar produtos em qualquer lugar e a qualquer momento.
Com uma variedade cada vez maior, incluindo opções light, diet, com pouco açúcar ou sal, com salmoura ou óleo, com suco ou calda, alimentos enlatados são ideais para nossos ocupados e estressantes dias. Seus conteúdos são perfeitos para usar num petisco, num prato principal ou como ingrediente principal daquela receita de família.
As latas de aço, também, são excelente opção para quem cuida e se preocupa com o meio ambiente - todas as embalagens de Aço são 100% recicláveis, ou seja, podem ser recicladas inúmeras vezes se transformando em outras latas, ou em outros produtos de aço, como alfinetes, refrigeradores ou automóveis. A longa vida de alimentos enlatados na prateleira não só economiza energia utilizada para sua refrigeração ou congelamento como também ajuda a reduzir o desperdício.
Enlatamento:
Técnica de preservação sem necessidade de utilizar conservantes químicos. Processo:
1. Submeter o alimento a temperaturas superiores às máximas em que ocorrem as reações, para destruir os micro-organismos e enzimas – responsáveis pela deterioração do alimento.
Maior prazo de validade:
O alto prazo de validade está relacionado a um conjunto de fatores:
1. Processamento térmico rigoroso;
2. Componentes presentes no alimento como sal, água, açúcar ou óleo que auxiliam na conservação;
3. Barreira contra ações nocivas do meio externo como luz, oxigênio entre outras que aceleram as reações de decomposição dos alimentos.
Esterilização do alimento:
Ausência de micro-organismos que possam causar deterioração, mudança de característica e perda de sabor no alimento. Este é o processo ao qual são submetidos alguns alimentos como o creme de leite.
Impermeabilidade da lata de aço:
1. Gases (oxigênio e gás carbônico);
2. Luz;
3. Raios ultravioletas;
4. Vapor de água: Protege o alimento quanto a perda ou ganho de umidade.
Estas propriedades são importantes no caso de alimentos cujos componentes são susceptíveis a reações envolvendo luz e oxigênio, que ocasionam a deterioração do alimento e perdas de vitaminas A, C, D, E, K, B1, B6, B12. Ex: óleos e gorduras, atomatados, creme de leite.
Resistência:
1. Aos choques mecânicos – material mais resistente;
2. Às temperaturas do tratamento térmico;
3. Ao vácuo;
4. À pressão interna.
Maior capacidade de empilhamento:
Economizam espaço no armazenamento.
Maior destaque no ponto de venda:
1. Devido a alta definição da impressão da imagem na lata;
2. São veículos de marketing;
3. A impressão dura até o fim do ciclo da lata.
ENTÃO LEMBRE-SE...
• Alimentos enlatados e em conservas são selados pelo cozimento em pressão conservando o alimento na lata com a sua nutrição, e ainda dando-lhe uma longa vida de prateleira;
• Alimentos enlatados são nutritivos;
• Alimentos enlatados contribuem para uma dieta saudável e equilibrada;
• Produtos enlatados são convenientes, rápidos e versáteis;
• Produtos enlatados tem uma longa vida de prateleira e ajudam a reduzir o desperdício;
• Todas as latas de aço podem ser recicladas novamente e por inúmeras vezes;
• Enlatados ajudam a reduzir o desperdício e economizam energia.