PROPOSTAS DE TRABALHO EM AKILATA
ENTREVISTAS COM PESSOAS DA COMUNIDADE ESCOLAR E LOCAL SOBRE AS LATAS DE AÇO
“A preparação da entrevista (...) requer tempo e exige alguns cuidados, entre eles destacam-se: o planejamento da entrevista, que deve ter em vista o objetivo a ser alcançado; a escolha do entrevistado, (...) a oportunidade da entrevista, ou seja, a disponibilidade do entrevistado em fornecer a entrevista (...) e, por fim, a preparação específica que consiste em organizar o roteiro ou formulário com as questões importantes” (LAKATOS, 1996).
http://www.emtese.ufsc.br/3_art5.pdf
Entrevista é uma conversação entre duas ou mais pessoas - entrevistador e entrevistado - onde perguntas são feitas pelo primeiro para obter informações do outro, sobre algum assunto de interesse para ambos. Uma entrevista também pode ser considerada como um instrumento de pesquisa, utilizado na fase de coleta de dados de um trabalho.
PASSOS DO TRABALHO
2.1 Selecionar grupos de pessoas para entrevistar (no mínimo 3 grupos diferentes)
. pessoas da 3ª idade;
. donas de casa;
. professores;
. funcionários da escola;
. amigos;
. jovens;
. donos de armazém ou super mercado;
. Secretário do Meio Ambiente do Município;
. outros.
2.2 Preparar uma série de perguntas com os colegas de equipe, de modo que através delas seja possível obter respostas variadas de pessoas da comunidade escolar e local, sobre, por exemplo:
. O uso da lata de aço - há quanto tempo usa alimentos enlatados, não gosta de usar, tem receio de usar, por quê?
. Aceitação da lata de aço como embalagem: sua funcionabilidade, as crenças e mitos sobre o uso da lata de aço, confiabilidade e segurança, nunca teve maiores informações, o que gostaria de saber a respeito...
. Há quanto tempo utiliza alimentos enlatados. Quais os alimentos enlatados mais usados: leite condensado, sardinha, ervilhas, sopa, molho de tomate...
. Como pessoas da família vêem a lata de aço como embalagem?
. O que a pessoa faz, normalmente, com a lata de aço depois de vazia: joga no lixo comum; reutiliza como enfeite, porta trecos, vaso...; separa para a coleta seletiva do bairro. Existe coleta seletiva em seu bairro/cidade?
. Importância da lata de aço em relação ao meio ambiente: seu uso é ecologicamente correto; não se importa com isso; não tem informações a respeito; quer saber mais sobre esse assunto.
2.3 Dividir a equipe de modo a se realizar as entrevistas com um número expressivo de pessoas (no mínimo 10).
As entrevistas poderão ser feitas de diversas maneiras, dependendo dos recursos disponíveis na escola e de como os entrevistadores/entrevistados se sentirão mais confortáveis durante o processo:
. oralmente e anotadas pelo entrevistador;
. com material impresso e distribuido entre os entrevistados;
. através de gravação em tape ou vídeo.
Cuidados a se tomar antes e durante as entrevistas:
. fazer uma preparação anterior à entrevista, lendo com atenção as perguntas a serem feitas, separando caderno/bloco para anotar as respostas (ou gravador de voz, ou mesmo gravador de vídeo);
. ser agradável com as pessoas as quais deseja entrevistar, deixando-as à vontade para responder ou não as suas perguntas; não tentar obrigar quem não deseja ser entrevistado e nem insistir para que o entrevistado responda aquilo que não quer; também ter cuidado para não direcionar ou dar sugestão de nenhuma resposta;
. Um gesto muito simpático será entregar, no final da entrevista, um cartãozinho desenhado pelos alunos, em agradecimento pela gentileza da pessoa entrevistada, contendo o nome da escola, o nome (logo) de ZIP ZAP ZUP e o endereço do site da Atividade Lúdica.
2.4 Compilar os resultados, em equipe, posteriormente à realização das entrevistas, para se obter uma visão de como as pessoas na comunidade consideram as latas de aço.
2.5 Discutir os resultados obtidos, em equipe, de modo a comparar os resultados com os itens do livreto “As verdades e as mentiras sobre a Lata de Aço”.
2.6 Publicar no blog de ZIP ZAP ZUP as perguntas elaboradas pela equipe, o resultado das entrevistas e as conclusões a que o grupo chegou. Publicar, também, fotografias do processo (tanto de preparação quanto das entrevistas propriamente ditas); coletar e publicar alguns depoimentos de alunos-entrevistadores, professores e pessoas que foram entrevistadas.
A compilação dos resultados das entrevistas poderá resultar em um interessante mural na escola, apresentando planilha e gráficos coloridos, (montados pela equipe no Excell) assim como fotos e depoimentos do processo. Esse material também poderá ser publicado no Jornal da Escola.
Caso as entrevistas sejam gravadas em vídeo, os mesmos poderão ser publicados, gratuitamente, no Youtube.
APOIO
Professor@s de Português, Matemática e Informática, alun@s monitores e ainda pessoas da comunidade (escolar/local) que desejarem/puderem cooperar com a equipe, serão bem vind@s no momento de realização desta atividade, da compilação do material coletado, bem como na realização (não obrigatória) de gráficos.
EmTese - Revista Eletrônica
http://www.emtese.ufsc.br/3_art5.pdf
Youtube
www.youtube.com
LIVROS E LIVRETOS
ABEAÇO - As verdades e as mentiras sobre a Lata de Aço – disponível para download no site.
www.aprendendocomolataco.com.br
www.lataco.com.br
"Material desenvolvido por Vera Laporta".
"Ilustrações e Site Karla Granadeiro - Induz Comunicação e Design".