Diante de desastres ambientais eminentes, a FERRUNESCO da Latônia está organizando o evento, irmanada à UNESCO dos humanos, que tem muita experiência no assunto. Entre os especialistas convidados para ECOLATÔNIA-2010 estão sociólogos, filósofos, economistas, biólogos, ambientalistas, ornitólogos, arquitetos e artistas, além dos construtores de
Masdar, situada nos Emirados Árabes, os de
Dongtan, na China, e os criadores da
New Songdo, da Coréia do Sul - as primeiras ecocidades, também chamadas cidades sustentáveis, construidas ou em construção na terra dos humanos.
Grandes telas foram instaladas para a apresentação de vídeos e projetos das ecocidades e muito será discutido sobre os princípios da sustentabilidade, como fontes limpas e renováveis de energia; redução, reaproveitamento e reutilização de resíduos, transporte público e sem emissão de poluentes; consumo conciente de alimentos e da água, com reutilização da última; cuidado com as espécies da fauna e flora local; qualidade de vida, de trabalho e lazer para os habitantes... No grande saguão central do prédio estarão em exposição as maquetes apresentadas pelas equipes de alunos convidados. Isso será uma grande contribuição, sem dúvida, para o nosso futuro e das próximas gerações.
A construção de Ecolata está prevista para o próximo ano e só acontecerá depois que forem concluidos todos os estudos necessários, apresentados os projetos e escolhido o melhor deles - tanto em relação ao ambiente, quanto aos seus habitantes.Agora vamos, ciceroneados por Ataliba e Ladilata, visitar mais de perto as cidades da Latônia e participar, juntos, desta primeira aventura do lataço.
"Material desenvolvido por
Vera Laporta".
"Ilustrações e Site
Karla Granadeiro - Induz Comunicação e Design".