PROPOSTAS DE TRABALHO EM SONALATA
MONTAGEM DE BANDA DE PERCUSSÃO

“Banda é arte, é folclore, é manifestação popular, é a própria história da tradição de um povo”.

Maestro Rosildo Beltrão  

“Estava à toa na vida/ O meu amor me chamou/ Pra ver a banda passar/ Cantando coisas de amor (...)”.

A banda – Chico Buarque de Holanda

Banda de Música  – Cândido Portinari, 1956

O que é banda?
Banda, conjunto ou grupo musical é uma reunião de músicos formada com o intuito de tocar diversos arranjos musicais. No Brasil, inicialmente a expressão “banda de música”, ou simplesmente “banda”,  foi utilizada para definir a formação musical composta por instrumentos chamados “madeiras”,  “metais” e “percussão”. Essa é a tradicional banda de música a que se refere a famosa canção A Banda, de Chico Buarque de Holanda.

Geralmente nas cidades interioranas, as bandas se apresentam em um local chamado “coreto”, que fica na praça central da cidade, ou ainda pelas ruas e  em desfiles cívicos.

Hoje, o termo “banda” é usado também para grupos de rock, em formações de jazz, e ainda para as chamadas Bandas Sinfônicas e as Bandas Marciais.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Banda_musical  

Bandas de Música no Brasil
Com a vinda da família real portuguesa, em 1808, aconteceram mudanças muito significativas no Brasil, notadamente, no mundo artístico-musical. Com D. João VI e a corte portuguesa veio a “Banda da Brigada Real” que serviria de modelo para as bandas que se formariam a partir de então.

Um Decreto de 1810 determinou a criação de um corpo de música em cada regimento militar. Em 1814 espalharam-se pelos quartéis o ensino e a prática de instrumentos mais atualizados, em substituição às antigas bandas, ou ternos e quaternos, de tocadores de charamelas, pífanos, trombetas, caixas e tímbales. Em 1817, determinou-se aos “Batalhões de Infantaria e de Caçadores” a organização de suas bandas de música, que, Inicialmente, tinham como modelo as bandas medievais com seus uniformes e rígida hierarquia constituida de: mestre, contra-mestre, oficial, aprendiz.

Fonte: http://www.barbacenaonline.com.br/musica/historia.htm

O trabalho colaborativo de montagem de uma Banda de Percussão com a participação dos alunos é uma ótima oportunidade de fazer com que os mesmos experimentem os efeitos sonoros que podem ser obtidos através dos seus curiosos instrumentos feitos de lata, além de contribuir para:

. A sua iniciação musical  (musicalização),  o despertar do senso rítmico e o desenvolvimento da  acuidade auditiva;
. O controle muscular e motricidade;
. O estímulo da espontaneidade e da confiança em si próprio;
. A satisfação da necessidade de atividade física, própria da idade;
. O desenvolvimento de hábitos sadios, como canalização da criatividade para a arte e a  música, da sociabilidade e do  respeito pelo outro (quanto ao seu grau de habilidade e contribuição no trabalho colaborativo).
. Desenvolvimento da atenção e da escuta fina, do sentimento de pertencimento, da confraternização e da tolerância, com os demais.  (A tolerância, na visão transdisciplinar, “é o reconhecimento do direito às idéias e verdades contrárias às nossas”).  

PASSOS DO TRABALHO
A formação da banda de percussão tem que ser introduzida aos poucos. Depois que os alunos construíram, cada qual, um ou mais instrumentos musicais, a primeira coisa a se fazer é incentivá-los na exploração  e conhecimento de  todas as possibilidades desses instrumentos separadamente, para depois poder juntar, numa mesma música, os demais, e até serem capazes de combiná-los todos numa mesma harmonia.

Os alunos deverão sempre ser incentivados para o enfrentamento dos desafios que encontrarem durante o trabalho que, provavelmente,  recém estão tomando conhecimento; todos deverão ser conduzidos para uma performance criativa e de sucesso. O despertar a curiosidade para novas fontes sonoras, nesse momento, também é muito importante.

O professor ou professores que coordenarem essa atividade deverão desenvolvê-la paulatinamente, sem atropelos e de uma maneira lúdica e leve, a fim de que os alunos não se cansem e também não percam sua motivação.

Sugerimos os seguintes passos para a montagem da banda de percussão.

. Depois dos instrumentos musicais concluídos, pedir para que cada aluno  dê um nome bem diferente para seu instrumento, dependendo do som que ele produz.
. Dispor os alunos numa sala grande de modo a não atrapalhar alunos de outras aulas, com os sons e ruídos que serão produzidos.
. Fomentar a experimentação dos instrumentos musicais em pequenos grupos, buscando todas as possibilidades de produção de sons em forma de improviso - que não deixa de ser uma saudável brincadeira musical.
. Além dos instrumentos, os participantes poderão usar a voz em coral (cantando a letra da música, se tiver, ou apenas a melodia) e ainda acompanhar com  sons produzidos com partes do próprio corpo (estalar os dedos, estalar a língua, assobios, bater palmas, bater o pé no chão, estalar a bochecha...)
. Conversar com os alunos a respeito de ritmo e sobre aqueles que eles conhecem. Experimentar alguns deles usando os instrumentos, pois na banda de percussão o ritmo é um dos principais elementos a serem cuidados.
.
Depois do trabalho realizado em grupos pequenos, cada um dos grupos apresentará suas melhores tentativas na produção de sons.
. Alguns registros (notações musicais) poderão ser feitas neste momento ou mesmo uma gravação, para serem discutidas posteriomente.

Uma “partitura” realizada com sinais gráficos (bolinhas, tracinhos, pontinhos, tracejado, linhas finas, linhas grossas, manchas) - usados para representar ritmo, sons e pausas  e também  cores - para representar os instrumentos de cada um - poderá ser feita pelos grupos, combinando-se, de antemão, com o “maestro” e com todos os participantes, quais seriam esses sinais.

Notação gráfica
Fonte: Musica na Educação Infantil, p.181


. Em seguida cada grupo escolhe uma música conhecida, como as cantigas de roda para acompanhar com a voz e com os instrumentos e uma primeira apresentação destes grupos poderá ser sugerida para se “pinçar” efeitos interessantes que foram criados, e que podem, ser utilizados posteriormente, pelo grupo inteiro.
. O professor, um aluno indicado por este, ou mesmo um membro da comunidade, poderá ser o “regente” ou “maestro” da banda, que combinará com a turma, quais os sinais que fará com as mãos para que este ou aquele instrumento toque, para baixar ou intensificar o volume dos sons, quando se fará pausas ou silêncio, e o sinal de finalização da performance.
.
Marcar alguns ensaios até que a música ou músicas escolhidas sejam bem assimiladas e acompanhadas por todos.
. Fazer uma apresentação para um grupo pequeno de convidados. Alguns “palpites” poderão ainda ser bem vindos.
. Apresentar oficialmente para a comunidade em evento a ser marcado.  

APOIO
Professor@s de Música, Educação Artística, Português, Ciências, História, Matemática, alun@s monitores/ alun@s musicistas e ainda musicistas da comunidade escolar/local que desejarem cooperar na criação do jingle do lataço, serão muito bem vind@s, no momento de realização desta atividade em Sonalata.

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