PROPOSTAS DE TRABALHO EM SONALATA
ENTREVISTAS SOBRE MÚSICA COM PESSOAS DA COMUNIDADE
PASSOS DO TRABALHO
1.1 Procure em sua comunidade pessoas que sejam ligadas, de alguma maneira, à música para realizar, com elas, uma entrevista (no mínimo 10 pessoas com atividade diferente no campo musical).
. Instrumentistas;
. Compositor@s (@ própri@ ou seus descendentes);
. Participantes de algum grupo de música, orquestra, banda, coral de igreja;
. Professor de música ;
. Cantor@;
. Fabricante de instrumento musical;
. Conhecedor da história da música (música em geral ou da música regional) ou que saiba algo relativo a instrumentos musicais;
. Colecionador (instrumentos, CDs, discos raros, partituras...)http://www.emtese.ufsc.br/3_art5.pdf
Qual a diferença entre músico e musicista?
músico
(Subst. m) Aquele que trabalha com música, compondo, tocando ou cantando; fem: musicista.
(Adj. M) Membro de uma orquestra, banda ou filarmônica; (fem) instrumentista.
musicista
(Adj. f/m) - Que compõe ou executa peças musicais
(Subst. f/m) - Aquele ou aquela que compõe ou executa peças musicais; estudioso (a) da música.
Fonte: dicionário Aulete.
1.2 Preparar uma série de perguntas com os colegas de equipe, de modo que, através delas, seja possível obter respostas variadas dessas pessoas que serão entrevistadas, sobre, por exemplo:
. Qual seu nome e qual sua função ou aptidão dentro do campo musical? Você (o senhor) tem um nome artístico?
. Há quanto tempo se dedica à música?
. Quem o iniciou musicalmente? Você (o senhor) é autodidata ou teve professor@s?
. Mais alguma pessoa de sua família se dedica à música?
. O que a música representa em sua vida?
. Você (o senhor) divulga seu trabalho? Como?
. Quem mais você (o senhor) conhece na cidade que aprecie ou trabalhe com música?
. O que mais gostaria de deixar registrado nesta entrevista?
1.3 Dividir a equipe de modo a se realizar as entrevistas com o máximo de pessoas possível.
As entrevistas poderão ser feitas de diversas maneiras, dependendo dos recursos disponíveis na escola e de como os entrevistadores/entrevistados se sentirão mais confortáveis durante o processo, como por exemplo:
. Oralmente e anotadas pelo entrevistador;
. Através de gravação em tape ou vídeo.
Os cuidados a se tomar antes e durante as entrevistas já foram comentados em Akilata, mas nunca é demais lembrar:
. De fazer uma preparação anterior à entrevista, lendo com atenção as perguntas a serem feitas, separando caderno/bloco para anotar as respostas (gravador de voz, ou mesmo gravador de vídeo);
. De ser agradável com as pessoas as quais deseja entrevistar, deixando-as à vontade para responder ou não as suas perguntas; não tentar obrigar quem não deseja ser entrevistado e nem insistir para que o entrevistado responda aquilo que não quer; também ter cuidado para não direcionar ou dar sugestão de nenhuma resposta;
. Um gesto muito simpático será entregar, no final da entrevista, um cartãozinho desenhado pelos alunos, em agradecimento pela gentileza da pessoa entrevistada, contendo o nome da escola, o nome (logo) de ZIP ZAP ZUP e o endereço do site da Atividade Lúdica.
1.4 Compilar, em equipe, os resultados das entrevistas realizadas, para se obter uma visão da potencialidade musical da comunidade.
1.5 Publicar no blog de ZIP ZAP ZUP:
. As perguntas elaboradas pela equipe;
. O resultado das entrevistas e as conclusões a que o grupo chegou;
. Fotografias do processo (tanto de preparação quanto das entrevistas propriamente ditas);
. Fotografias das pessoas entrevistadas ou de seus descendentes (pode ser também fotos antigas, cópias das composições, cópia de letras de música, de seus instrumentos, gravação antiga, etc.);
. Coletar e publicar depoimentos dos alunos-entrevistadores, professores e das pessoas que ajudaram no processo.
HISTÓRIA DA MÚSICA EM 7 NOTAS
Painéis poderão ser montados nos corredores da escola com os materiais coletados e ainda alguns dos entrevistados poderão ser convidados para realizar palestras.
Caso as entrevistas sejam gravadas em um vídeo, o mesmo poderá ser publicado, gratuitamente, no Youtube.
APOIO
Professor@s de Música, Educação Artística, Português, História, Informática, alun@s monitores ou professores que toquem algum instrumento, e ainda musicistas ou músicos da comunidade (escolar/local) que desejarem/puderem cooperar com a equipe neste trabalho ou na hora dos registros, serão bem vind@s.
Youtube
www.youtube.com
Material desenvolvido por Vera Laporta".
"Ilustrações e Site Karla Granadeiro - Induz Comunicação e Design".