LATAS DE AÇO NA SALA DE AULA

VOCÊ SABIA ZIP ZAP ZUP

. A primeira vez que o homem fez contato com elemento ferro, foi sob a forma de meteoritos, daí a etimologia da palavra siderurgia, cujo radical latino sider significa estrela ou astro.

. O homem do paleolítico sabia que o ferro tinha origem celestial. Mil e duzentos anos mais tarde os Sumerianos utilizavam uma palavra cujo significado era "céu-metal" e os Egípcios, outra que significava "cobre preto vindo do céu", para designar o ferro proveniente dos meteoritos.

. Diz-se que o primeiro ferro produzido pelo homem foi obra do acaso, quando pedaços de minério de ferro foram usados em vez de pedras nas fogueiras dos banquetes, onde o fogo era mantido tempo suficiente para permitir a redução. Seguiu-se a observação que as mais altas temperaturas obtidas quando o vento soprava, produziam um melhor material. Tentou-se então conseguir através de várias artimanhas uma rajada de vento artificial, até se conseguir criar uma fornalha de fundição.

. Desde tempos pré-históricos são usados utensílios de ferro. Alguns foram descobertos na pirâmide de Gizé, no Egipto, que têm provavelmente 5000 anos de idade; na China julga-se que a utilização do aço remonta a 2550 a.C. Também nos é indicado pelos poetas védicos que os seus antepassados pré-históricos possuíam o ferro, e que os seus artesãos já tinham adquirido técnica considerável na transformação de ferro em utensílios.  

. O ferro é tão importante para a humanidade, que determinou um período chamado de Idade do Ferro. Há três mil anos antes de Cristo, o homem já produzia produtos partindo do ferro, no Egito e na Mesopotânia. Na China, em 2550 a.C. já se utilizava o ferro para a fabricação de utensílios; na Grécia tem-se conhecimento de sua utilização por volta de 1000 antes de Cristo e na Europa Ocidental chegou somente por volta do VII século a. C.

. Último estágio tecnológico e cultural da pré-história, a Idade do Ferro foi o período em que esse metal substituiu o bronze na fabricação de utensílios e armas. Seu início variou de acordo com a região geográfica.

. A escassez do cobre e a abundância do ferro levou o povo hindu a desenvolver técnicas de trabalho com esse metal, que seriam depois difundidas por toda a Europa.

. Pouco tempo depois da queda do Império Romano, a produção do ferro desenvolveu-se bastante na Espanha e, especialmente em Toledo, onde se tornaram famosas as lâminas de aço e os seus artesãos.

. A reciclagem do aço é responsável por um considerável volume de economia de energia. A cada 75 embalagens de aço recicladas, salva-se uma árvore que, sem isso, estaria sendo transformada em carvão vegetal. A cada 100 embalagens de aço recicladas, poupa-se o equivalente a uma lâmpada de 60W acesa por uma hora.

. A primeira vantagem das latas como embalagem é que o aço do qual são feitas, além de 100% reciclável, é também degradável em curtos períodos. Descartado na natureza, o material leva de 3 a 10 anos para se decompor totalmente.

. Comparando-se com outros materiais, o papel e o aço são os materiais que menos tempo demoram para se decompor: o aço leva de 3 a 10 anos, o papel, de 3 a 6 meses. Já o alumínio demora mais de 500 anos, o vidro 1 milhão de anos, e o plástico mais de 100 anos.

. Para produzir uma tonelada de latas de aço para bebidas, gastam-se apenas 40 litros de água. 31 latinhas de aço vazias equivalem a 1 kg de aço; uma lata de aço pesa cerca de 34 gramas.

. Ao se degradar, a lata de aço volta à natureza na forma de óxido de ferro.

. O produto utilizado para vedação da lata (corpo e tampa) no ato da “recravação” é 100% a base de água. Recravação é o método tradicional de fechamento de latas. As bordas metálicas do corpo da lata, da tampa e do fundo são recurvadas e compactadas juntas, formando a dobradura ou junção hermética entre corpo e tampa, corpo e fundo.

. As latas de aço são magnéticas, o que faz com que sejam o tipo de embalagem mais fácil de se recuperar para a reciclagem.

. Cada lata de aço é 100% reciclável - pode ser reciclada outras vezes sem conta. Depois de reciclada será usada na fabricação de novas latas, de bicicletas, geladeiras, automóveis e outros produtos feitos de aço.

. 46,5% do total das latas de aço consumidas no Brasil em 2008 foram recicladas, incluindo 82% reciclados de latas de aço para bebidas (latas de 2 peças). Este índice vem aumentando graças à ampliação de programas de coleta seletiva e educação ambiental.

. A lata de aço é 100% reciclável, ou seja, a lata que você descarta seletivamente pode voltar infinitas vezes à sua casa, em forma de tesoura, maçaneta, arame, automóvel, geladeira ou até mesmo uma nova lata.

. Em 2008, foram produzidos 33,8 milhões de  toneladas de aço bruto no país, dentro deste montante, 575 mil toneladas foram de folhas de aço para embalagens. Cerca de 10,2 milhões de toneladas de sucatas foram utilizadas para a produção de novo aço, valor correspondente a 30,1% do aço produzido no Brasil. O aço é o material mais reciclado do mundo, sendo que em 2008 foram recicladas cerca de 385 milhões de toneladas no planeta.

. A palavra lixo deriva do termo latino lix, que significa "cinza". No dicionário, ela é definida como sujeira, imundice, coisa ou coisas inúteis, velhas, sem valor. Entretanto lixo, na linguagem técnica, é sinônimo de resíduos sólidos e é representado por materiais descartados pelas atividades humanas.

. Com a valorização da reciclagem de resíduos no Brasil, algumas indústrias passaram a inserir em seus produtos símbolos que indicam os materiais que são potencialmente recicláveis. O intuito deste código é de facilitar a identificação e separação dos materiais para reciclagem, ajudando "a criar uma consciência ecológica nas pessoas, ao passarem a conviver com esses símbolos padronizados".

. As embalagens são apontadas como um problema nos programas de gestão de resíduos sólidos, por representarem, em média, 33% do peso total do lixo nas cidades. Porém são materiais de valor comercial e importantes para a maximização dos recursos do planeta. As latas de aço representam 2,5% do peso total de lixo.

. O lixo já pode virar luz: o gás gerado pela decomposição do lixo - o biogás - pode ser usado como fonte de energia capaz de abastecer 25 mil habitantes.

. A palavra sucata provém do árabe suqâtque significa objeto sem valor. A sucata é hoje um dos insumos básicos da Siderurgia; resíduo de valor a ser reciclado e reutilizado.

. Usina siderúrgica é a empresa responsável pela transformação do minério de ferro em aço, de maneira que ele possa ser usado comercialmente. Este processo tem o nome de Redução. Primeiramente, o minério – cuja origem básica é o óxido de ferro (FeO) – é aquecido em fornos especiais (alto fornos), em presença de carbono (sob a forma de coque ou carvão vegetal) e de fundentes (que são adicionados para auxiliar a produzir a escória, que, por sua vez, é formada de materiais indesejáveis ao processo de fabricação e tem valor comercial, já que é utilizada na indústria cimenteira, por exemplo).

. Os principais minérios de ferro são a hematita (Fe2O3), a magnetita (Fe3O4), a limonite (Fe2O3.H2O) e a siderite (FeCO3). Os compostos de ferro mais vulgares na Natureza são a pirita (FeS2) e a ilmenite (FeO.TiO2), mas não são adequados para a extração do metal.

. O ferro é um  elemento que aparece como constituinte subsidiário em quase todas as rochas, bem como nos seres vivos, vegetais e animais. Encontra-se ainda em águas naturais, às vezes em quantidade apreciável.

. Os maiores depósitos de ferro estão situados nos EUA, na região fronteiriça Franco-Germânica, na Grã-Bretanha, na Áustria, na Suécia, e a Rússia. Outros importantes produtores de ferro são o Brasil, o Chile, Cuba, Venezuela e Canadá.

. O ferro é o mais útil de todos os metais. As suas aplicações, bem como as das suas ligas, na construção metálica de todos os tipos, são por demais conhecidas. Os compostos de ferro têm aplicações muito diversas: em tinturaria e como fungicida, em reveladores fotográficos, como pigmentos, adsorventes e abrasivos; no fabrico de eletrodos industriais; como mordentes, como hemostáticos e como reagentes industriais, sobretudo na indústria dos corantes.

. O ferro desempenha um papel importante nos processos metabólicos dos animais, sendo um constituinte vital nas células de todos os mamíferos. A função do ferro no corpo limita-se quase exclusivamente ao transporte de oxigênio no sangue, por intermédio da hemoglobina, existente nos glóbulos vermelhos. Está também presente em algumas enzimas que catalisam mecanismos de oxidação celular.

. No homem, os órgãos mais ricos em ferro são o fígado e o baço, onde o elemento existe na forma de "ferritina". Embora em menor quantidade, está também presente nos ossos, na medula, nos rins e nos intestinos.

. Um homem adulto absorve cerca de 5 mg. de ferro por dia, enquanto a mulher absorve ligeiramente mais para contrabalançar as perdas durante a menstruação e a gestação.

. A absorção de ferro nas crianças é muito maior que nos adultos, excedendo 10 a 15 mg por dia. Há vários sais ferrosos, como o sulfato ferroso, que são bastante eficazes no tratamento de anemia devido à deficiência de ferro.

. O fígado, o peixe e a gema de ovo são os alimentos mais ricos em ferro. Os vegetais mais ricos neste elemento são os feijões e as ervilhas, inclusive os enlatados, e, de um modo geral, as hortaliças.

. O ferro é um dos elementos mais abundantes do Universo; é o quarto elemento mais abundante da crosta terrestre (aproximadamente 5%).

. As embalagens de aço para alimentos tiveram suas origens ligadas às guerras. A falta de nutrição provocava fome e doenças nos combatentes; sendo assim, Napoleão Bonaparte solicitou que fossem desenvolvidos vasilhames para conservar e transportar mantimentos até os campos de batalha.

. As lojas de varejo conheceram as latas de conserva (de tomates, sardinhas e ervilhas) já em 1830. Naquela época, as donas de casa usavam martelo e talhadeira para abri-las. Mas a popularização das mesmas se deu mesmo um século mais tarde, com o aperfeiçoamento do enlatamento, sendo que em 1935 foi lançada a primeira cerveja em lata!

. Os alimentos enlatados são super saudáveis! A lata preserva naturalmente todas as propriedades dos alimentos sem necessidade de conservantes ou aditivos químicos.

. A luz e o oxigênio deterioram algumas propriedades dos alimentos acelerando reações químicas e alterando, por exemplo, sua cor e consistência. Os alimentos enlatados ficam totalmente protegidos da luz e do oxigênio.

. A lata de aço oferece uma resistência que não se compara a nenhuma outra embalagem, pois é hermeticamente fechada e pode ser mantida sem refrigeração; além disso, a lata de aço  é muito prática e segura na hora da estocagem dos alimentos.

. As latas são revestidas por uma película protetora que resiste a deformações. Latas amassadas não comprometem a qualidade dos alimentos. Mas não devemos aceitar latas perfuradas ou estufadas já que comprometem a qualidade dos produtos.

. Uma lata pode manter as qualidades nutricionais dos alimentos por até 5 anos, sem precisar de nenhum aditivo químico.

. As latas por serem feitas de aço e por ser este um material reciclável, geram empregos em usinas de reciclagem e também na coleta seletiva. Outra fonte de renda seria, ao invés de simplesmente descartá-la, transformar a lata em objetos de utilidade, como porta-lápis, brinquedos ou outros artigos, que poderão ser usados pela própria pessoa ou comercializados como artesanato.

+55 11 3842 9512
abeaco@abeaco.org.br
Rua Afonso de Freitas, 559, cj 81 . Paraíso . São Paulo
© 2020 ABEAÇO . ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EMBALAGENS DE AÇO . TODOS OS DIREITOS RESERVADOS . UX DESIGNER KARLA GRANADEIRO